terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comprador quer informação de qualidade na web

Anunciantes precisam entender expectativas do consumidor on-line para concretizar bons negócios.

Para fazer bons negócios pela internet, é necessário entender quem é o consumidor on-line e como se comporta; escolher corretamente os investimentos; atingir todas as expectativas do usuário, inclusive e principalmente de atendimento. Durante a palestra "Como Fechar Negócios pela Internet", promovida pela Rede Secovi em 10 de novembro, o diretor comercial do Imovelweb, Marcelo Giudice Alves, explicou que, na internet, o consumidor é exigente, curioso, prático e mais bem preparado para fazer negócio. Antes de consultar o corretor, o consumidor busca informações completas e confiáveis na web. "Quem busca imóvel na internet espera a maior quantidade de informações possível", disse ele.

Para o executivo, essa busca por informações aumenta o tempo que o cliente leva para chegar ao corretor, mas, por outro lado, diminui o período de negociação. "Dá mais trabalho e é mais difícil anunciar na web, pois o usuário espera qualidade de informação. Se a apresentação do produto for adequada, você ajuda os interessados a encontrar a opção desejada", explicou.

Potencial

Dados do Google apontam que 88% dos interessados em imóveis utilizam a web como referência. "Esse percentual era de 40% quatro anos atrás", afirmou Giudice, acrescentando que, em relação aos demais meios de divulgação, o Imovelweb concentra o triplo das pesquisas de consumidores.

No Brasil, a web registra 68 milhões de usuários que navegam, em média, 72 horas por mês - tempo superior ao que dedicam à televisão. Dentre os usuários residenciais, 66% têm serviço de banda larga e 68% utilizam a internet em busca de produtos e serviços.

"A adesão à Internet como ferramenta é grande, mas o percentual de empresas que a utilizam para negócios é menor que o de usuários. A percepção do consumidor é muito mais rápida", ressaltou o diretor.

Uma das grandes vantagens da internet é democratizar os meios de comunicação. A web proporciona uma série de possibilidades, que permite a qualquer profissional ou empresa do mercado aparecer em igualdade de condições. "Os concorrentes estão a um clique de distância. Existem muitas oportunidades, mas é preciso saber como atender os potenciais clientes em suas expectativas", disse Giudice.

Na avaliação do diretor geral da Rede Secovi, Luiz Fernando Gambi, o comprador é bem informado e cabe ao corretor oferecer a ele um serviço qualificado. "Mais que entendê-lo, o corretor deve moldar a solução junto com o cliente. Esse é o atendimento desejado. Seu papel é o de ajudar a fechar o negócio", concluiu.

Fonte: Imowelweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário